CASA RICARDO TEIXEIRA
Localizado no condomínio Alphaville Ipês, o projeto foi realizado em 2008 com área construída de 554,42 m². Fotos de Edgard Cesar.
O terreno desta residência apresenta uma vista frontal para um vale que faz divisa com outro condomínio fechado. O arquiteto Pedro Ernesto tirou partido desse ponto de destaque para desenvolver o projeto, implantando a construção no fundo do terreno, para que a parte da frente ficasse livre. O programa ocupou dois lotes, e a casa foi dividida em dois pavimentos, oferecendo total conforto a uma família relativamente pequena, um casal com uma filha. Pedro elegeu materiais nobres, aliados ao acabamento primoroso e extremo apuro característico de seus trabalhos.
 
O desnível natural do lote, de cerca de um metro, influenciou o posicionamento tanto do hall de entrada e do escritório, como do lavabo, que ficam abaixo da cota do restante da casa, destacando-se um recorte em vidro que ilumina estes ambientes e que se estende aos ambientes sociais, que têm seu acesso através de uma escadaria elegante. O living é composto pelas salas de estar e jantar, com amplos panos de vidro que, além de fazerem a integração com o exterior, trazem a luz natural para o interior da residência. A sala de estar comunica-se com a varanda, que, neste trecho, possui pé-direito duplo, com portas de piso a teto, fazendo dela uma continuação dos espaços sociais.
 
A varanda funciona também como um elemento de ligação entre os demais ambientes da casa, comunicando-se ainda com a cozinha e dando acesso ao home theater, que está localizado na área externa da construção.  Em dias de festa, ela também pode ser integrada à ampla garagem para quatro carros, que possui entrada pela lateral da residência, formando um único ambiente. Ainda neste pavimento, está a área de serviço completa com despensa.
 
Na área de lazer, a vedete é a piscina que possui formas orgânicas, e foi projetada para ser integrada à sauna. Um dos pontos altos do lazer é que ele fica em uma cota mais elevada do que a rua, a cerca de três metros de altura, o que proporciona uma vista privilegiada, mas, ao mesmo tempo, resguarda a privacidade dos proprietários e seus convidados. Para preservar essa vista, Pedro utilizou apenas um fechamento em guarda-corpo de vidro.
 
No pavimento superior, o arquiteto implantou a área íntima da casa com quatro suítes e um ateliê para uso da proprietária. Entre os materiais utilizados pelo arquiteto estão os mármores utilizados na área social e externa, o crema marfil nos banheiros e na cozinha e, em especial, o revestimento em pedra natural do muro de arrimo na frente da construção.